Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Banco Central informa que notas são consideradas danificadas, mas continuam valendo

Uma das alternativas dos bancos para tentar combater as explosões de caixas eletrônicos é manchar as notas de tinta, no caso de roubo. Algumas dessas cédulas estão sendo encontradas no comércio. No final de semana, um jovem sacou uma nota manchada em um caixa no centro de Campinas, fez um boletim de ocorrência e entregou a nota à polícia.

Mas qual o procedimento correto no caso de receber uma dessas nota dessas? Nas ruas, a maioria das pessoas não sabe que atitude tomar.

O frentista Felipe Avancini Benati garante que receberia a nota manchada. Segun do ele, mesmo sabendo que a nota deveria estar em um caixa eletrônico que foi arrombado, nada impede de recebê-la. Mas nem todo frentista pensa assim. Na semana passada, um homem foi preso depois que o atendente de um posto de combustíveis de Campinas chamou a polícia, que prendeu um rapaz que tentava passar uma nota manchada. Como a história contada pelo rapaz não se confirmou, ele passou a ser suspeito de fazer parte das quadrilhas que agem em várias cidades da região e já explodiram mais de 20 caixas eletrônicos este ano.

Com tantos equipamentos roubados nos últimos meses e grandes quantias em dinheiro sendo levadas, a reportagem da EPTV decidiu fazer um teste. Com autorização da polícia, a repórter Carina Ramos pegou uma nota manchada e levou para as ruas.

A maioria das pessoas reconhece que a nota estava em um dos caixas explodidos e recusa ficar com ela.

O Banco Central informou que as notas manchadas são consideradas danificadas, mas continuam valendo. Apesar disso, os comerciantes podem se recusar a recebê-las.

Segundo a polícia, receber uma nota como essa não é crime, mas quem estiver com ela pode ajudar nas investigações, identificando, por exemplo, de onde veio a nota.

O delegado explica que, se a pessoa recebeu a nota de boa fé, não tem que temer, mas a polícia vai checar as informações para que não fiquem dúvidas.

A pessoa que receber uma nota dessas pode se dirigir até uma delegacia de polícia ou trocá-la em um banco. Quem pegar uma nota dessas também pode trocá-la no banco. De acordo com o Banco Central, as agências são obrigadas a fazer a troca.

EXEMPLO DE NOTAS DANIFICADAS:



Fonte: EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário